Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Baiano, que gosta da mulher que ama (um dos últimos sobreviventes), bastante comunicativo, sou formado em Publicidade e Propaganda pela FIB/BA e além disso sou um cara muito romântico, a ponte de escrever poesias...

APROVEITEM

Aqui vocês vão se distrair e saber um pouco das aventuras e desventuras de um simples mortal que sobrevive pela vida levando umas cheias e outras em vão...

Vou procurar deixar meu BLOG muito interessante no que diz respeito, a me acompanhar neste diario de bordo...

sexta-feira, 28 de novembro de 2008


NOVIDADE?

POLÍCIA CIVIL FAZ RANDA EM NAVEGANTES PARA EVITAR SAQUES - Policiais contam com reforço da Academia de Polícia de Florianópolis. Ação visa coibir a ida saqueadores de Itajaí para Navegantes.

Polícia Civil faz ronda em Navegantes Equipes da Polícia Civil em Navegantes realizam rondas pelos bairros afetados pelas enchentes para coibir saques a casas. PORTAL G1 - globo.com

Essa informação noticiada para todo Brasil, não me causa surpresa, pois já está ficando corriqueiro aproveitar da miséria dos outros. Saquear quem está numa necessidade tremenda é um absurdo! quem age dessa forma, não pensa no próximo que acabou de sofrer uma perda irreparável, pois perdeu sua casa, suas coisas (objetos) e principalmente vidas, como no caso de familiares.

O Brasil e sua sociedade tem de ser mais solidário e menos hipócrata em calamidades como essa, deixando de aumentar o número de ONG - organização não governamental - de "fachada" e começar a trabalhar verdadeiramente em causas sociais, estando sempre alerta para os desmantelos dos outros, que poderia perfeitamente ter acontecido com você. Saiba que o destino e o acaso não tem endereço certo.

Outra coisa: está provado que a natureza sente e responde dentro da Lei "causa efeito". Ou seja, se você mexe com ela, com certeza as consequências cedo ou tarde aparecerão. É a comprovação da mãe-natureza e sua reação em cadeia - atinge o mundo todo - são as instabilidade climáticas pelo queimadas, a erosão pelo desmatamento, o efeito estufa pelo poluição e outras coisas mais com seu poder letal ao planeta.

Além desse pacote de coisas erradas, tem também a natureza humana, a principal geradora de destruição em série no mundo. Por ela, as pessoas são capazes de fazer e acontecer pelo caminho do mal, o instinto de ganância, do egoismo e da pervesidade humana. O mundo continua sendo, infelizmente, das pessoas erradas.

E é por causa disso, que vemos sempre nos jornais situações desagradáveis, e, que de tanto está na mídia, já é mais novidade.



TEMPORAL EM CASA

REPORTAGEM DO PORTAL G1 - REDE GLOBO
"A chuva que causou 97 mortes e deixou milhares de pessoas desabrigadas no estado de Santa Catarina, prejudicou também grande parte do comércio local. Após as enchentes, muitas lojas e supermercados estão cobertos de lama". globo.com

Sei que não é a maneira mais certa de se mostrar indignado com a situação que se encontra o sul do país (Santa Catarina), mas através da poesia - do meu jeito - registrei meu sentimento com a situação que se encontra a maioria das familias de lá
, que perderam suas casa, da pior maneira possível: enchente causada pela chuva.

Pergunto: Alguém ainda duvida que a NATUREZA não sente os abusos da natureza humana?


TEMPORAL EM CASA
Leon Danon, em 28/02/2008

O barulho invade a casa
Bate com força os pingos na vidraça.


É o temporal e seus raios
É o relâmpago a clarear o escuro
Tem casas caindo pela cidade
Tem vidas saindo por debaixo da água.

A água leva de um tudo:
Panelas, mesa e fogão!
Sonhos, alegria e ilusão!
Misturados ao barro do chão
São famílias que levam na mão
Crianças perdidas dos brinquedos.

Meu coração procura calor
Que passa no anuncio da televisão
Na imagem turva da TV
A chuva parece prevê o destino
Destinos de todos os meninos de rua
Passar a noite em alerta.

As horas passam e os trovões gritam
A sentença dos desprovidos
O exército dos sem-abrigo
Dos sem motivos e nada de seu
Alguém ficou desaparecido
Alguém lutou e foi vencido.


PS. Poesia feita em fevereiro, mas atual do que nunca!

NOTÍCIAS DO PORTAL DA PROPAGANDA




Grand Prix do 7º Prêmio ANJ de Criação Publicitária
vai para a Lew Lara\TBWA


São Paulo - A Lew Lara\TBWA conquistou o Grand Prix do 7º Prêmio ANJ de Criação Publicitária, realizado pela ANJ (Associação Nacional de Jornais). O case premiado foi “Fuja do padrão”, elaborado para a Nissan. A agência desenvolveu uma sobrecapa para o jornal O Estado de S.Paulo, copiando sua estética tradicional, porém, no lugar das fotos e matérias, havia apenas espaços em branco convidando os leitores a “fugirem do padrão” e redigirem suas próprias manchetes. O trabalho, que havia sido laureado como o melhor na etapa regional São Paulo, concorria com “Pulmão”, vencedor no Rio de Janeiro, criado pela Neogama/BBH para a Adesf; “Alô”, da Terremoto Propaganda para a Ecovias, premiada na regional Sul; “Água”, da Pagú Propaganda para o Crea Goiás, o melhor anúncio na regional Centro-Oeste; e “Bulimia mata”, trabalho da Única para a Clínica Delfin, destacado na regional Norte Nordeste. (...)

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

INFORME CULTURAL - SAMBA DE PRIMEIRA

ESSA BANDA PROMETE!
1º É composta por meninas, belas meninas. (todas com um sorriso "maroto" no rosto, o que cativa),
2º Geralmente as mulheres têm mais trato com as coisas, principalmente com aquelas que dizem respeito ao sentimento, são sensíveis a flor da pele.
3º O samba é uma de qualidade, Samba Maria, samba!
4° A simpliscidade das garotas. (conheço a Carol e sei o quanto ela é simples - não tem besteira).


Aqui (foto) é Carol "Magá" como a chamo no click em pleno show da banda - MANDANDO VÊ...




DIVULGAÇÃO: Cartaz do show (SOL E SAMBA) com elas, a Samba Maria.
Sábado agora (29/11/08)
Harário: a partir das 17:30 horas
Local: FAROL BARRA FLAT

Espero que todos compareçam
para dançar, sambar a vontade
e como o nome da banda diz,
SAMBA MARIA, SAMBA!!!



EDIÇÃO JORNAL JULHO


ORAÇÃO: NOSSA FONTE TRANSFORMADORA

Uma pessoa que ora, certamente está com Deus no coração e o pensamento em Cristo que nos ensinou o “Pai Nosso”, uma oração singular, capaz de modificar atitudes, comportamentos e a maneira de olhar a vida, na perspectiva de sermos no mundo de ontem, assim como no de hoje, irmãos. A oração quando feita, traz a esperança de alcançar as mais impossíveis intenções que possuímos e, ainda, como para Deus nada é impossível, nossa fé e esperança Nele, juntamente com Cristo, irão transformar nosso pedido em uma grande realização. No Congresso Diocesano, neste ano, o Papa, na Campanha que tem como tema: “Jesus Ressuscitou: educar para esperança na oração, na ação, no sofrimento”, pede a todos nós que, quando tivermos nossa “conversa com Deus”, seja como uma fonte transformadora em nossas vidas, para que a sociedade torne-se mais humanitária, na possibilidade de diminuir a distância da necessidade dos mais carentes que vivem à mercê da caridade cristã. Mesmo estando numa situação contrária ao que se quer, pois ainda vivemos cercados de muita violência, insegurança, desamor e, principalmente, desiludidos em ter alguma melhora, deve existir, sempre, de modo bastante intenso, forte e verdadeiro, a esperança contida em cada oração, feita para reverter este quadro em todo mundo. A esperança da fé deverá ser para o cristão imprescindível para que haja uma paz universal e uma mudança radical na vida das pessoas, visto que, somente no amor, pelo amor de Cristo, e também pela oração que fazemos diariamente, nosso viver será menos sofrido. É assim que deseja e espera de cada um de nós, o Santo Padre.

EDIÇÃO JORNAL AGOSTO


O QUE ESPERAR DOS NOSSOS DIAS

O mundo não é o mesmo, já está ao ponto de prejudicar a vida de todos nós, até daqueles que contribui para esta situação, onde a vida de cada um é um mero viver em cuidado e em alerta para não sermos mais uma vítima dos acontecimentos que entristecem nosso viver, botando por terra, os mais belos sonhos que esperamos realizar em família, como: um profissional realizado, um filho em pleno desenvolvimento e as coisas acontecendo em prol do bem estar familiar. É tudo que se deseja. Nossa vida virou um relatório dos fatos que a sociedade passa envolta a violência dos dias, pela impunidade generalizada e pela permanente injustiça. Por sinal, estamos fazendo dois aniversários em seu nome, apagamos as “velinhas” na catástrofe do prédio Pallace II no Rio (dez anos) e na tragédia do acidente da TAM em São Paulo (um ano) que apesar da justiça ter agido, os responsáveis estão longe de pagar qualquer punição que seja. E assim a lista cresce... Temos ainda o caso de Isabella, do menino João Roberto (morto recentemente por policiais) e tantos outros insolúveis graças ao nosso forte poder de desagregação religiosa. Às vezes parece ser repetitivo falar deste assunto que tanto devasta nossa condição humana, mas acontece que a grande maioria das pessoas vive desvirtuando o verdadeiro sentido de viver na partilha das virtudes cristã, onde devemos reconhecer constantemente nosso próximo, como um irmão que irá nos ajudar nas inúmeras dificuldades e não tê-lo como um desconhecido ou um estranho que certamente vai nos fazer um grande mal. Isto não poderá existir nunca! O que podemos esperar de um mundo e dos nossos dias se continuarmos indiferente a mensagem de uma vida melhor, do amor sob todos os sentidos, capaz de transformar um “coração de pedra” em um coração sensível as coisas boas que a vida ainda oferece? Seremos todos indiferentes a beleza, a felicidade e o existir como criaturas de Deus. Os dias passam e não vemos a palavra de Cristo prevalecer nas infelicidades alheias e que tanto oramos, para que ela não chegue nunca a nossa porta. Poucos são aqueles, que apesar do sofrimento, procuram conforto nas suas palavras, como a solução do seu sofrimento.
O mundo precisa dele e somente sairemos desta situação se ele existir dentro de nós plenamente, de nada vale falar dele e não praticar seus ensinamentos. Temos de buscá-lo urgentemente em todos os lugares possíveis e imagináveis, na vida, nas atitudes com seu próximo, na igreja e principalmente nos lares, elo menor desta corrente, mas que servirá como uma resistente liga da nossa fé, da nossa religiosidade – em falta no mundo inteiro – e do nosso amor em Cristo.

EDIÇÃO JORNAL SETEMBRO


NOSSA BUSCA

A vida dada por Deus nos permite acreditar que o outro dia será sempre melhor que o anterior, pois estaremos confiantes na certeza de sermos felizes, mesmo com os problemas que nos afeta e modifica nossa relação com as pessoas, o que acaba por refletir no mundo nossa condição de poucos amigos, nenhuma amizade e uma imensa desconfiança. É pela nossa fé em Cristo que esta felicidade, a tal felicidade tão procurada, torna-se concreta, tangível e com um forte poder de transformação, tão necessário para que haja uma mudança nos valores morais, na ética e nas virtudes, que se perdeu no tempo pela falta do reconhecimento que Jesus é muito mais que um simples representante de uma religião. Ele é Aquele que veio trazer o bem estar na vida atribulada de todos com uma nova maneira de viver, não somente por armas, guerras ou batalhas, mas por compaixão, perdão e pelo amor, práticas que até então não existiam na sociedade daquela época. Chegamos à virada do milênio, o que restou foi muito pouco absolvido e voltamos às atitudes absurdas das discórdias: irmão não reconhece irmão, nações e seus exércitos em luta e um povo que sofre as conseqüências materializadas pelo sentido de ambição e poder, tão criticados pelo Senhor quando nos mostrou a simplicidade de uma vida amorosa e suas boas ramificações. Para um mundo melhor as pessoas devem seguir aquele conceito duradouro, atual e jovem, apesar dos seus milhares de anos.
Aquele que busca fazer das palavras de Cristo seu alicerce de vida está contribuindo e muito para a transformação mundial, fazendo com que a esperança nunca perca o foco de cada dia as coisas ficarem melhor, e em decorrência disso, aquela felicidade apareça constantemente. Façamos nossa busca consciente na modificação de nossa condição humana, passando reconhecer Cristo e Sua importância em nossa vida, vida que sem Ele não tem sentido.

EDITORIAL JORNAL OUTUBRO


CRIANÇAS QUE DÃO SENTIDO A VIDA

Não poderia ser diferente, este é o mês que a inocência se faz presente na vida de cada um de nós que temos uma criança por perto, seja ela um filho, um sobrinho ou até um neto, não importa, é quando chega a hora do surgimento do “adulto-criança” que dividirá a alegria de um jeito todo especial: o de experimentar a traquinagem há muito tempo guardada, mas nunca esquecida pelas brincadeiras que serão feitas no dia das crianças. Em cada adulto existe uma criança esperando para brincar, sorrir e se divertir, simplesmente, ao enxergar o mundo com este olhar infantil a situação muda, pois na cabeça de qualquer menino só tem sentimentos agradáveis a nos mostrar, como uma grande lição de vida. Nossa Senhora quando apareceu em Fátima conversou com as crianças que são criaturas de coração limpo, sem maldades, obedientes e totalmente inocentes, pois sabia que poderia contar os segredos, que em tempo algum seria revelado. A mensagem permaneceu por vários anos guardada, e foi revelada em 1917 com a autorização da própria Nossa Senhora, o que prova a importância dos meninos e meninas para o mundo. Tenha certeza, o futuro são eles. A criança é como uma árvore que cresce a partir de uma semente, neste caso, os ensinamentos que devemos fazer são essenciais para germinar no solo, dando bons frutos e, por isso, a educação religiosa e o catecismo, servem como fertilizante que nutre seu comportamento cristão. A primeira comunhão é o sinal que plantaremos em qualquer lugar a planta que Cristo está a semear: o amor.Nossa Senhora Aparecida em outubro faz aniversário e devemos estar ao seu lado para aceitar seus conselhos vindos, em forma de oração. Ela que foi achada em um rio, apareceu na intenção de nos salvar, nos livrar dos perigos e das desventuras, como uma mãe cuidadosa com seus filhos, que perante a Ela são eternas crianças, crianças que dão sentido a vida.

EDITORIAL JORNAL NOVEMBRO


A SIMPLISCIDADE

O mundo esqueceu que a simplicidade é algo muito importante para todos nós, pois quanto mais simples for vida, mais teremos prazer em vivê-la. Temos que dar um basta a esse vendaval que ele nos obriga com sua falta de tempo e sua correria ou, do contrário, pagaremos um preço muito alto.Estamos cercados por doenças, são enfartes, derrames e suas diversas conseqüências, como a pressão alta. E tudo isso por quê? Porque nos deixamos levar pela sua eterna ordem mundial, onde tudo é imediato, pra ontem, para ser mais exato. E nessa imposição, o coração, nosso músculo vital, sofre as conseqüências decorrentes de tentarmos acompanhá-lo, como se fosse fácil levar a vida num corre-corre. Você se desgasta e nunca encontrará o contentamento.Sua vida não surgiu para estar diante de uma busca sem precedentes, o mundo tem de ser tranqüilo para passar serenidade as pessoas, como uma forma de melhorar nossos relacionamentos. Atravessamos um momento onde o deserto é crescente a cada dia. Nas ruas, somente movimentos “robotizados”, ninguém se fala e ninguém se olha, apenas cumpre uma rotina de estresse - trabalhar para pagar dívidas - assim vai alguém desprovido de sentimentos, aquele que dá sentido a simplicidade, a qual precisamos muito vivenciar.
A simplicidade deverá existir. Devemos ser simples, ou pelo menos, ver as coisas por uma ótica menos agressiva e mais agradável. A natureza é rica em exemplos, tudo tem seu tempo. Nenhuma fruta cai do pé sem antes estar bem madura. Portanto, ela é uma peça fundamental nessa questão de sermos pacientes, compreensivos, benevolentes e principalmente humildes, mesmo sendo paradoxal pregar essa atitude dentro de uma cultura perversa, onde não temos uma vida saudável, não cultivamos relacionamentos e nem boas amizades e não procuramos melhorar nosso interior e nosso exterior, com coisas que levem ao nosso bem estar, por uma mera razão, a de não notarmos a sua grande contribuição. A simplicidade tem de ser a nova ordem mundial!

A BUFFA


Está ai o jornal do referido texto sobre minha condição de editor de jornal, "A BUFFA".
Nele saltamos toda nossa veia de humor e criatividade, os textos saiam sem esforço - tinhamos muita matéria prima - com uma velocidade tremenda.
O meu parceiro nessa "embaixada" foi Paulo Gomes, colega que fiz amizade no Serravalle. Nosso pensamento seguia a mesma linha crítica e correspondia perfeitamente ao formato editorial de um jornal. A dupla era tão certa, que eu dei nome ao jornal: "A BUFFA" e ele deu o slogam:"O jornal que bota pra feder" e o sucesso foi imediato, pois tinhamos o respaldo do nosso primeiro jornal juntos o "FOLHA DE ESTUDANTE" que além de cair nas graças da diretora, era o legítimo representante do nosso colégio.
A seguir o relato de Paulo sobre essa aventura jornalística:
"Em 1988 eu e meu amigo Léon Danon Neto criamos no colégio em que estudávamos em Salvador - o Raphael Serravalle - uma publicação de humor cáustico e anárquico:A Buffa, o que bota pra feder!
De fato causou um impacto semelhante a um fedido pum - essa era exatamente a nossa intenção, daí a escolha desse nome e da logomarca que trazia sempre uma mulher com o buzanfã pra cima de onde saia a manchete principal em formato de nuvenzinha de bufa usada nas histórias em quadrinho (foto).
Os editores fictícios desse pasquim serravaliano eram Cacá Stallone e Víktor Vava-vum, evidentemente pseudônimos que escolhemos para 'não dar na pinta' que era a dupla Paulo Gomes e Lèon Danon, respetivamente presidente e diretor de imprensa do Grêmio os soltadores daquela fedida bufa. Claro que o recurso foi ridículo, pois ninguém mais na escola fazia aquele tipo de trabalho. O meu texto e os desenhos de Léon , vulgo Pato Manco, eram por demais manjados. Quase deu polícia, pois a diretora da escola que nos adorava, ficou revoltadíssima. Ela não entendeu a coisa, pensou que nosso objetivo fosse sórdido, coisa que não era mesmo!
Queríamos sim, era sacudir a escola em todos os sentidos, motivando a galera - superalienada diga-se de passagem - a despertar e ter uma atitude. E também colocar pra fora a nossa - modéstia à parte -, latente criatividade".

As seções eram:

PELO AVESSO - Perfil especial dos personagens do colégio
BOLA MURCHA - Escrita por Raimundo Variola e Ivãn Pedra
CRUZ CREDO - Espaço religioso e ecumênico de responsabilidade de Pastor Alemão (evangélico), Maria Padilha (macumba), Divaldo Franco Favorito (kardecista)
DESCALABRO - Foto bizarra e ácida que ilustrava grandes fatos e sacanagens
IMPRESSA MARROM - Fofocas e maldades de Carlos Canalha Imperial
SEX'ÓRGIA - Nelsimar Putinho e Dra. Suzana Clitóris
UM CHUTE NO SACO - Coluna Punk escrita pelos Punks Pirrony e Mêyo
SURUBA DO SALOMÃO - Coluna cultural Wally 'Gaytor' Salomão

CLIQUEM NA ILUSTRAÇÃO ACIMA PARA VEREM A CAPA DA HISTÓRICA EDIÇÃO DO NÚMERO 01 DA BUFFA.

LEON, o editor de jornal


Caros leitores, estarei postando no blog os meus textos como editor-chefe do jornal "A VOZ DE TODOS". Neles estão o pensamento do jornal em relação a tudo que o cerca.
A foto que ilustra o texto, realmente tem haver com o meu relacionamento com as palavras, desde que me entendo meu contato foi direto, primeiro fazendo poesias - que até hoje faço - e depois me envolvi com jornal, de forma mais constante.
Primeiro jornal que participei foi o "JORNAL DO ESTUDANTE" em parceria com o amigo Paulo Gomes. A dupla funcionava diretinho, tanto é que tivemos o apoio da diretora Nadyr, do colégio Serravalle. Todo mês ela liberava 04 resma de papel (04 pacotes de 500 folhas)para a impressão do jornal. Anos depois, lá estava eu em outro jornal no mesmo colegio e com a mesma parceria (Leon/Paulo), só que agora a temática do jornal era outra (humor), assim como a diretora(Shirley) também. E surgia para todo Serravalle "A BUFFA".
Passaram muitos anos, até que me reencontrei novamente com ele, numa igreja que tem como caractística principal a informação e voltei a fazer porte de um terceiro jornal, "A VOZ DE TODOS". No inicio como colaborador (escrevi alguns textos)e depois com saída do editor fui convidado a assumir o cargo.
Não posso deixar de falar e agraceder ao grande mestre Agnelo Rocha, que nesse fase foi um fundamental para que eu voltasse com toda carga, pelo seu incentivo de professor de comunicação e pela pessoa generosa que é. Muitissímo obrigado.
Foi assim que se deu me encontro com o meio Jornal, muito embora eu faça o curso de publicidade e propaganda. Vá entender uma coisa dessa...