Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Baiano, que gosta da mulher que ama (um dos últimos sobreviventes), bastante comunicativo, sou formado em Publicidade e Propaganda pela FIB/BA e além disso sou um cara muito romântico, a ponte de escrever poesias...

APROVEITEM

Aqui vocês vão se distrair e saber um pouco das aventuras e desventuras de um simples mortal que sobrevive pela vida levando umas cheias e outras em vão...

Vou procurar deixar meu BLOG muito interessante no que diz respeito, a me acompanhar neste diario de bordo...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

CRÍTICA DIÁRIA

SOARES: Mestre (Lelé da) - Cuca


COMO MESTRE-CUCA
É MELHOR
ESTREVISTADOR,
COMO ESTREVISTADOR
É MELHOR
HUMORISTA
Autor: Leon Danon

Há muito tempo acho o programa Jô Soares “onze e meia” (Rede Globo e SBT) já naquela época, e atualmente Jô Soares, sua segunda estréia na Globo, um desperdício na programação global. A idéia de fazer um Talk Show é valida, pois somos tão carentes de boas entrevistas em canais abertos. Na verdade estamos resumidos a assistir, no caso da Rede Globo, somente ele já tarde da noite. Ou seja, é muito pouco para a grandiosidade de um canal de televisão e para as organizações de Roberto Marinho.
Jô Soares que uma pessoa inteligente e de uma capacidade intelectual invejável, comete um grande erro no seu programa: a entrevista fica sempre em segundo plano, onde deveria ser (está na proposta do programa) o foco principal. Muitas entrevistas perdem o teor e acabam tirando o interesse daqueles que esperam do entrevistador uma simples entrevista, com respostas (sem interrupção) do entrevistado.
Sabemos que a criatividade nos dias atuais faz a diferença em todas as áreas, principalmente na televisão e suas diversas formas de cativar os telespectadores. No caso do programa do Jô a idéia não poderia ser melhor ao misturar humor com entrevista. Isto é, “pitadas de humor” não sendo, na sua maioria, como prato principal servido ao público. Infelizmente isso acontece e prejudica o seu andamento sob o comando do Jô. Em outras palavras, ele cobra o escanteio e vai pra cabecear.
Recentemente Ana Maria Braga do "Mais Você", esteve com Jô para uma entrevista dos seus 10 anos de programa. Sucesso absoluto nas manhãs de todas as donas-de-casa e com estrondosa audiência. Pois bem, era pra ser uma “senhora” entrevista, a ser exploradas nos mais diversos assuntos nessa sua década de Rede Globo. Seria dois blocos repletos de informações sobre aquela que é exemplo de mulher, de profissional e superação, haja visto, que conseguiu vencer uma doença que poucos tem êxitos. A expectativa de saber mais sobre Ana e o “Mais Você” não passou da chamada de Jô Soares no intervalo do jornal da Globo na última edição.
No inicio da entrevista Jô Soares não deixou que Ana Maria explicasse melhor sobre o livro do Mais Você 10 anos, que tem entre muitas novidades, 10 receitas por cada ano de apresentação do programa, ou seja, 100 receitas testadas e aprovadas por ela. Receitas essas, que estão na mesa daqueles apreciadores da boa comida. Um dos mais fortes quadros apresentados no Mais Você: a Culinária.
No bloco seguinte o entrevistador quis “inventar” humoristicamente uma das situações de Ana Maria: a preparação de um prato.

assista ao vídeo

Fato este que deixou a apresentadora surpresa com tal absurdo: um estranho na cozinha. Depois de botar as luvas (de limpeza, conforme observou Ana) Jô Soares partiu para os ingredientes: carne, carne moída, língua de vaca (sem tratar), azeite de oliva, flores, gelo seco, somrrisal e uma uva simbolizando a cereja em cima do bolo. Um desastre gastronômico e uma ofensa a gastronomia que Ana Maria em seu programa fez questão de mostrar sua importância num concurso de Mestre Cuca.
Ficou para mim, para o público do programa Mais Você e para aqueles que gostam de saborear um bom prato, que Jô Soares pesou na mão ao querer “brincar” com dos quadros de mais audiência em Ana Maria. Ridicularizou menosprezando a apresentadora e seus inúmeros seguidores da sua culinária que continua em alta nesses 10 anos de programa. O Mais Você não precisa disso. Uma brincadeira de mau gosto.
Assim, estou certo em concordar que como mestre-cuca é melhor entrevistador e como entrevistador é melhor humorista. Acho que o humor ganharia muito mais se ele voltasse a fazer o seu programa de humor “Viva o Gordo”.
É de suma importância que um dos mestres sagrados do humor reveja sua postura no campo jornalístico – humorista não é jornalista, pois suas brincadeiras de humor fora de hora, acaba por muitas vezes manchando a reputação de quem faz um programa de entrevista (a exemplo de Marília Gabriela entre outros) dentro dos padrões convencionais. Seria interessante nosso querido Jô Soares ser menos auto-suficiente (seu jeito de saber de tudo) e deixar o entrevistado ter o que falar ao seu público, interessado em saber um pouco mais da sua vida pública e profissional.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

NOVO BLOG: BLOG ESQUIZÓIDES URBANU`S



A idéia é de uma dupla infernal: o desenhista e publicitário Leon Danon, o "Pato Manco" e do radialista e poeta Paulo Gomes, o "Kraniometalico", amigos e colegas da boa época de molecagem juvenil na escola secundária e fundadores e militantes de um atuante grêmio estudantil, lá nos anos 80. Nessa época e cenário criaram também dois jornais que circularam com grande sucesso o “Folha do Estudante” (formato tradicional) e a “A BUFFA” de temática reflexiva, mas que tinha o humor como tempero, alías como mandava o bom receituário do velho e bom "Pasquim" de Ziraldo e Jaguar. Portanto espírito jornalístico e anarquista de ser e de saber brincar com essa zorra toda não falta aos dois.


ACESSEM:

O BLOG: http://www.esquizoidesurbanus.blogspot.com/

O ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=as&uid=17671295496853005360


em breve no TWITTER para seguir nossos passos. Aguardem!!!!