Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Baiano, que gosta da mulher que ama (um dos últimos sobreviventes), bastante comunicativo, sou formado em Publicidade e Propaganda pela FIB/BA e além disso sou um cara muito romântico, a ponte de escrever poesias...

APROVEITEM

Aqui vocês vão se distrair e saber um pouco das aventuras e desventuras de um simples mortal que sobrevive pela vida levando umas cheias e outras em vão...

Vou procurar deixar meu BLOG muito interessante no que diz respeito, a me acompanhar neste diario de bordo...

sábado, 8 de maio de 2010


.
O trabalho desenvolvido a frente do blog do movimento "VAMOS ADOTAR UM CÃO" (façam uma visita pelo link: http://movimentovamosadotarumcao.blogspot.com/ )
está me tomando um pouco de tempo, pois não sabia que lidar com uma causa como a da adoção de animais de rua, fosse necessário ficar sempre atento as informações e notícias que aparecem em torno do assunto. A cada dia uma novidade!
.
A última novidade foi por conta do programa da Rede Globo "BOM DIA BRASIL" que fez umá reportagem sobre a situação incômoda em todo pais dos animais de rua. Problema que é cada vez preocupante no Brasil. (clique no link e leiam a reportagem: http://www.anda.jor.br/?p=60445 ).
.
Fiquei sabendo da notícia através do portal da ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais, que inclusive, deu início a uma repercurssão sobre a reportagem, pois seus leitores indignados em saber que a eutanásia está sendo usada como uma das ferramentas de "controle"/extinção dos animais de rua, provocaram um ato de protesto a matéria apresentada no programa (enviaram muitos emails), ao ponto da Rede Globo de Televisão fazer uma retratação sobre o assunto.
.
A frente do blog do movimento me senti na obrigação de deixar registrado, no comentário da matéria publicada no portal da ANDA, a posição do movimento "Vamos adotar um cão" em relação ao absurdo de matar os animais de rua, usando a eutanásia como a solução mais imediata de um problema cada vez maior, que não depende somente da sociedade e nem das entidades que tratam da causa dos animais de rua, para resolver essa questão. tem havar principalmente a participação dos órgãos responsáveis, como a prefeitura e o governo.
.
A seguir segue o comentário na íntegra postado no comentário do postal da ANDA.
.
Olá,

Tenho um blog chamado MOVIMENTO VAMOS ADOTAR UM CÃO, que desenvolve um trabalho dentro da causa adoção de animais de rua e considero lamentável que uma emissora como a Rede Globo, conhecida pelo mundo todo como um exemplo a ser seguido no campo jornalístico, tenha cometido tal equivoco!
A decisão de fazer uma eutanásia, mesmo em um animal, deve ser tomada de forma criteriosa, pois se trata de uma vida humana e sendo assim, não devemos jamais cometer tal erro. O erro de tirar uma vida sob a desculpa de abreviar o sofrimento de um vivente ou diminuir o crescimento populacional dos animais de rua (conforme citado na reportagem), por mais que seja necessário cometer este ato.

Se os animais de rua já estão incomodando ao ponto da mídia se preocupar com essa questão e procurar fazer uma reportagem dando a entender que a eutanásia seria uma das soluções para o problema. É interessante saber que um planejamento de natalidade animal, através de castrações e da posse responsável, com o apoio do governo num programa social (pois já está sendo um problema crônico em todo país a ponto de incomodar a sociedade), através de um conjunto de ações integradas entre a sociedade, às entidades e o governo, dará melhor resultado do que o extermínio animal e sua justificativa equivocada. No entanto, o que assistimos nos meios de comunicação são atrocidades freqüentes com os animais pelo Brasil. O que entristece todas as pessoas que gostam de animais e sofrem por não poder fazer nada, sem o amparo governamental.

Concordo com a senhora Eleonora Mendes, vice-presidente da SUIPA/SP – Sociedade União Internacional Protetora dos Animas – quando ela se refere na posse responsável e nas castrações dos animais e principalmente da consciência das pessoas em cuidar dos seus bichos dentro de um planejamento de controle de natalidade. Acredito que esse tipo de atitude seja uma questão educativa, pois o fato de alguém deixar um animal na rua mostra a que ponto a educação está esquecida.

Está faltando no Brasil sim, uma política pública mais presente que defenda ou procure solucionar a questão dos animais de rua sempre crescente a cada dia. Já passou da hora dos políticos brasileiros fazerem uma Lei mais eficiente ou até uma Declaração, tipo a Declaração Universal dos Direitos dos Animais da ONESCO de 15/10/1978 que possa ser cumprida com “força-de-Lei” para zelar, cuidar e principalmente proteger das ações perversas daqueles que se divertem com os animais que vivem na rua. A Declaração da ONESCO no seu Artigo 11º - Parágrafo único, diz: “Todo o acto que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida”.

É claro, que a pressão para que isso se torne uma coisa concreta, dependerá de uma sociedade consciente desse grave problema, para ajudar juntamente com as entidades que cuidam desse assunto, botar essa iniciativa em prática.

Infelizmente, nossa classe política tem outros interesses, como ganhar eleição para fazer suas barganhas.