Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Baiano, que gosta da mulher que ama (um dos últimos sobreviventes), bastante comunicativo, sou formado em Publicidade e Propaganda pela FIB/BA e além disso sou um cara muito romântico, a ponte de escrever poesias...

APROVEITEM

Aqui vocês vão se distrair e saber um pouco das aventuras e desventuras de um simples mortal que sobrevive pela vida levando umas cheias e outras em vão...

Vou procurar deixar meu BLOG muito interessante no que diz respeito, a me acompanhar neste diario de bordo...

sábado, 30 de outubro de 2010

ÚLTIMO DEBATE


Sabemos que o eleitor que está decidido e convicto em eleger seu candidato, achou esse último debate o fim da picada, pois seu voto já está guardado nas pontas dos dedos para domingo confirmar na urna eletrônica o futuro presidente, ou melhor, o gestor dessa esculhambação toda.
.
Porém, para aqueles que a “dúvida” é o maior de todos os males, esse debate serviu e foi até útil para fazer dessa discussão eleitoral, uma proposta que fosse mais esclarecedora e menos agressiva entre Dilma e Serra, o que não ocorreu nos seus encontros anteriores e apenas funcionaram como artefatos de ataque e defesa nos horários eleitorais obrigatórios na televisão. Uma coisa horrorosa, pois programa de Governo nada, mas atos comprometedores dos adversários aos montes... Política não é isso!
.
Ontem, mesmo quem não suporta assistir a TV Globo, teve de admitir a inovação no formato do seu debate eleitoral (acredito que isso não é coisa nossa, pois o marketing político veio de longe), direcionando o foco aos indecisos de todo Brasil, o que realmente interessa, já que Marina Silva do Partido Verde ficou neutra nessa briga do rochedo com o mar. Nada mais justo do que transformar a indecisão em votos válidos e mais que isso, na oportunidade de torna-se presidente com uma boa margem de eleitores. Assim, os candidatos foram oportunos em pegar a fatia do bolo dessas pessoas, que até o momento, acenam com o voto “sem pátria” para uma candidatura também sem mudança.
.
É interessante dizer que eles, os indecisos, tem um percentual considerável, mesmo tendo 3% conforme na pesquisa do Ibope do dia 30/10/2010, pois serão capazes de mostrar na pior das hipóteses, que podem fazer falta no somatório final das contagem dos votos, e se consideramos os 5% dos votos em Branco (pesquisa Ibope – 30/10/2010), a fatia aumenta para 8% e começa a causar uma série de considerações e teses sobre o destino do voto do eleitor.
.
Mesmo os indecisos estando na casa dos 3% percentuais na pesquisa, refletem a meu ver, que a indecisão não está nos políticos, cada um conhece perfeitamente quem foi Dilma e quem é Serra, mas na política e seu planejamento de Governo. Pois até o momento o cenário não tem novidades: É a continuidade de Lula (o homem-Governo) e seus milhares de PAC – Plano de Aceleração do Crescimento – de tudo que se possa imaginar e o PSDB, que com Serra trará um Governo de União. União de que? O grande erro dessa eleição, principalmente no 2º turno, foi a falta de uma melhor exposição de projetos em benefício do social. Por mais que erradicar a pobreza seja sempre a ordem do momento no Brasil, o brasileiro não morre só de fome: Ele tem outros desejos, outros sonhos e quer futuro mais real e menos ilusórios com promessas não compridas em campanha. Estamos cada vez mais nas filas nos postos de saúde, morremos da violência urbana e o desemprego ainda existe (pergunte a qualquer pessoa que procura emprego). A situação não muda e nem mudará. Acredite!
.
Vem daí a grande dúvida do eleitor já calejado em votar e receber constantemente de troco o esquecimento e maus tratos públicos. É incrível que ainda existam pessoas que pensam em acreditar, mais uma vez em “papo de político” e vá votar livre desse peso, depois de ouvir algumas respostas nos debates sobre as mesmas questões, ou melhor, os nossos problemas crônicos de anos.
.
Esse último debate teve um sabor diferente, um sabor de povo. Onde os candidatos foram obrigados responder objetivamente todas as perguntas carregadas de indecisão. Vimos à face verdadeira do candidato diante da novidade de argumentar (numa situação única) diante de eleitores abstraídos dos vícios peculiares do eleitor padrão. Será que o cidadão votará em mim? Votará no adversário? E nas pesquisas, ele migrará? Migrará para onde, brancos, nulos? Os gestuais de Dilma e Serra revelavam nervosismos e preocupação na viagem desse voto.
.
Na visão da maioria dos telespectadores o debate da Globo foi perfeito, pois pela primeira vez em debates, não houve acusações entre eles e aparentemente causou a sensação de missão comprida. Bem, vamos esperar que esse quorum de indecisão transforme-se em votos válidos e possa eleger aquele que conseguiu comer o maior pedaço desse bolo de indecisos.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NASCE MARISA LEÃO, ou melhor, ISA LEÃO


Gostaria de dividir minha imensa felicidade e uma ótima surpresa com aqueles que gostam de ler meus textos, pelo surgimento da novíssima escritora de blog, Isa Leão.
.
Recentemente fui surpreendido com um email, que informava que acabava de nascer na rede da internet outro recém-chegado Blog: O blog da “Vida Minha” da minha amiga Marilda (que pensava ser o nome dela, mas que verdade não era), ou melhor, Marisa Leão. Como toda pessoa que busca “escrever pro nada”, digo isso, porque a sensação é exatamente essa - quando a gente escreve e não tem muita certeza que será lido como se deve, ou seja, dialogar com o internauta sobre diversas questões que brota da cabeça e ficam todas registradas virtualmente naquilo que chamamos Blog - tem uma preocupação comum em todos os escritores blogueiro ou não, que é ter uma linguagem de fácil entendimento e que seja também objetiva nas questões abordadas.
.
O blog “Vida Minha” de Marisa ou como ela denominou-se Isa Leão, aborda assuntos recorrente na vida de qualquer deficiente físico entre outras coisas, que bota as pessoas pra cima!
Sendo ela uma portadora de mielomeningocele, lesão medular e hidrocefalia, nunca se deixou abater pela sua deficiência, procurou sempre ter uma vida normal, indo a todos os lugares e fazendo de tudo!
Quem disse que deficiente é deficiente? Pelo contrário, vai à luta e nem parece que vive em dificuldades. Um deficiente físico vive e não lamenta diante das barreiras, ultrapassa! E essa sensação não tem preço!!!
.
Lembro-me da amiga sentada nos corredores do colégio do Serravalle (Salvador/Bahia) e dos longos papos que tínhamos. A danada disparava a falar e a sorrir das minhas maluquices. Volta e meia a gente comentava sobre alguma poesia ou textos que eu fazia e ela como crítica literária (minha crítica favorita) dava suas impressões sobre os escritos... Era um tempo bom e que jamais voltará infelizmente, pois cada um tomou seu rumo, assim é o destino de cada pessoa. Deixamos de sermos amigos presenciais para sermos “folhas ao vento” na vida... Porém a amizade boa e rara nunca termina. Esteja certa disso!
.
Quando me referir à surpresa e a felicidade foi pela grande capacidade que Isa Leão teve de ser a mais nova expoente e representante de um número de pessoas que não se deixam entristecer ou impedir a entrada do sol dentro de casa; pois se alimenta da alegria e da luz solar como fonte de energia, que impulsiona a vontade de viver. E isso é o bastante na vida delas e da sua.
.
Fiquei feliz pela iniciativa de criar um blog voltado para questões essenciais ao comportamento das pessoas deficientes, pois existe ainda aquele tipo de deficiente, que não se conscientizou que os empecilhos são mero ponto-de-vista de quem vê a deficiência um grande problema. Mas a verdade é que tendo uma pessoa que possa mostrar através de textos e sua própria convivência com “as dificuldades” ajudará bastante a pessoa a perceber que lamentação não combina em nada com solução. Ele terá de reagir para mudar sua mentalidade, que é simplesmente refém da sua deficiência física. A cabeça rege corpo, não o inverso.
.
Esse trabalho desenvolvido por Isa Leão no seu blog “Vida minha” tem um papel de esclarecer e incentivar bastante louvável, pois transforma a visão do pessimismo em uma oportunidade de vida! Não existe coisa mais bela do que se olhar no espelho sem vergonha e reconhecer que a verdadeira beleza vem da alma e não do físico. O físico é um complemento, percebe?
.
Peço a todos que façam uma visita a minha amiga pelo link: http://www.titamello.blogspot.com/
e veja que apesar dos espinhos a vida não deixa de dar a beleza das flores...

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PORQUE VOU VOTAR EM DILMA


Todos nós sabemos que na vida tem duas coisas que não se deve discutir: Religião e política. Essa última, capaz de levar o indivíduo as sérias consequências, ao defender (ou melhor, tentar defender) seu ponto de vista, sua opinião e seus motivos para votar em determinado candidato.
.
Nessa última eleição, a candidata do PT não venceu já no primeiro turno, graças a "ONDA VERDE" sob o comando de Marina Silva do partido verde, que cresceu como tsunami nas pequisas e nas urnas, empatou, ou melhor, jogou água na vitória esmagadora sob o tucano careca, já quase em extinção na política.
.
Pois bem, minha amiga "Nati" foi obrigada a escrever seus motivos e suas razões da sua preferência eleitoral, pois já estava cansada de tanta sabatina em torno do seu voto em Dilma.
.
Como ver, realmente não se deve perder tempo em critícar ou rotular, pois, por mais que seja o maior dos absurdos, um eleitor que tenha uma postura partidária, eleger seu candidato com a consciência tranquila. Saiba, que ele sempre terá o direito grarantido democraticamente de votar em quem quiser!!!...
.
"Companheiros" deixe essa pessoa em paz e procure votar também tranquilo, de acordo com sua escolha! Entendeu?
.
A seguir o texto de Nati: Título: "NÃO TENTE ME MUDAR"

Em época de campanha eleitoral, é um vale tudo sem tamanho. Entendo a forma com que as pessoas defendem seus interesses e acho isto muito correto, visto que vivemos em um país regido pela democracia.

Em meio a tantos e-mails, tantas sabatinas entre amigos, defendo meu voto, mas não tento mudar o voto de ninguém! Cada um sabe o que é melhor para defender seus interesses. Então, hoje resolvi Justificar o porque voto na Dilma...

Mesmo não sendo a melhor candidata para o momento, e não concordando com a aliança política que o PT formou com o PMDB, voto na Dilma avaliando o pais em 8 anos, e olhando à minha própria volta os acontecimentos. Resolvi fazer uma reflexão mais fácil de como foi o governo do Presidente Lula, aos que estão à minha volta apenas, sem envolver questões partidárias e sem o deslumbre de que o PT é o partido mais honesto. Apenas fiz uma reflexão pessoal e intransferível.

No governo lula, em que Dilma foi a ministra da casa civil, muitos amigos meus tiveram a oportunidade de estudar numa faculdade devido ao PróUni.

No governo lula, em que Dilma foi a ministra da casa civil, vejo jornais repletos de empregos, pessoas trabalhando e se qualificando para devidos cargos. Antes se reclamava muito do desemprego e da falta de cursos de qualificação. Hoje isto não é mais desculpa...

No governo lula, em que Dilma foi a ministra da casa civil, eu que não fui criada em berço de ouro, vi muita gente dos meus arredores comprar casa própria e ainda poder mobilià-las de forma simples, mas na felicidade de ter sua casa própria.

Acho, que agora as pessoas entendem porque voto em Dilma. E não tento convencer NINGUÉM a votar nela... Apenas como falei, defendo meus interesses e os interesses em comum.

Um grande beijo a todos!

Nati