Quem sou eu

Minha foto
Salvador, Bahia, Brazil
Baiano, que gosta da mulher que ama (um dos últimos sobreviventes), bastante comunicativo, sou formado em Publicidade e Propaganda pela FIB/BA e além disso sou um cara muito romântico, a ponte de escrever poesias...

APROVEITEM

Aqui vocês vão se distrair e saber um pouco das aventuras e desventuras de um simples mortal que sobrevive pela vida levando umas cheias e outras em vão...

Vou procurar deixar meu BLOG muito interessante no que diz respeito, a me acompanhar neste diario de bordo...

sábado, 29 de outubro de 2011

MK ENTREVISTA EMPLACA NOVO SUCESSO


O projeto MK Entrevista vem sendo um bom exemplo de como deve ser feito um programa de entrevistas. Acredito que os universitários e até mesmo os profissionais da área da Comunicação estão aproveitando bastante, pois a cada entrevista feita por Mário Kertész e seus entrevistadores fica mais evidente que nesse assunto de querer saber das coisas dos outros, num bom papo informal, é sucesso, e, a cada novo convidado, comprova que ele está desenvolvendo um excelente trabalho de comunicador a frente do grupo Metrópole. Indico ao leitor (se é que ainda não participou) a participar uma vez por mês desse projeto. Considero um programa cultural imperdível.

Nessa última terça-feira (25), ele nos deu o prazer de conhecer um pouco mais sobre o homem e o religioso frei Betto. Através dele, ficou provado que a nossa história é riquíssima e nada tem haver com que aprendemos nos livros didáticos de história, quando nos ensina uma verdade às avessas, induzindo a acreditar que o Brasil e o povo brasileiro nada mais são do que um país do futuro com sua geração Coca-Cola.

Não é à-toa que a comissão criada para implantar a Lei da Verdade visando fazer os “acertos de contas” entre o pessoal da repressão (principalmente da década de 60, que muita gente boa “desapareceu” ou foi morta) e suas vítimas, logo caiu por terra, à intenção de se fazer justiça a quem duramente sofreu tortura. Na opinião do entrevistado “É uma lei esdrúxula.” Ao permitir aos torturadores serem anistiados sem passar por um julgamento sequer.

Além da entrevista tivemos importantes informações sobre os acontecimentos ocorridos na ditatura, tema que deveria ser esquecido, porém o público sempre quer saber mais sobre os porões desses anos de chumbo. Frei Betto contou em detalhes como foi preso e torturado juntamente com frei Tito, companheiro religioso e que se matou em decorrência da loucura herdada das torturas. Uma excelente aula de como se deve proceder sem jamais perder seus projetos de vista, se mantendo integro aos seus conceitos de vida. Um exemplo perfeito de homem e pessoa.

No segundo momento, o tema foi sua passagem pelo Governo Lula como assessor especial da Presidência da República, onde desenvolveu um trabalho nos movimentos pastorais e sociais, como na fundação da CUT e o MST, onde faz parte ainda do processo da implantação do projeto “FOME ZERO”. Nessa questão ele disse que o este projeto social ajudava a família desfavorecida a se emancipar, dando-lhe condições reais de viver dignamente. Referente à “BOLSA FAMÍLIA” (outro projeto social que substitui o da “Fome Zero”) nada mais é do que o dinheiro federal que é destinado as famílias carentes, indo parar direto para as prefeituras, ou seja, o controle desse repasse fica a cargo do prefeito. É um lugar onde a pessoa não encontra nunca a porta da saída, afirmou.

Outros assuntos foram abordados, tais como a ditadura de Fidel em Cuba e que ele explica que mesmo assim, o povo cubano é totalmente a favor do Governo de Castro. É um lugar onde você transita pelas ruas da ilha e não encontra nenhum mendigo em praça pública, além de lá não ter nenhum família sem assistência do Estado. Todos tem direito a habitação, saúde e educação, três pilares essenciais à vida do indivíduo. Não há por que crucificar a postura do líder cubano.

Referente ao celibato na igreja Frei Betto citou uma passagem no evangelho onde Jesus curou a sogra de Pedro e por conta disso ele negou Jesus três vezes, por vingança. Ele disse ser a favor da mulher na vida religiosa. "Estou convencido de que tem homens e mulheres com grande vocação sacerdotal e que também tem vocação para o matrimônio", disse.

Somente quem esteve lá aproveitou dessa entrevista, podendo conhecer melhor sobre religião, política e vocação religiosa. Frei Betto com seu jeito religioso de ser envolveu toda a plateia que ficou com os ouvidos de “querer ouvir mais”. O tempo deu a impressão de passar veloz demais, deixando às duas horas de entrevista, parecem vinte minutos de conversa com uma pessoa que tem muito que ensinar e a dizer. Este foi o grande pecado.

UM PROGRAMA DE ENTREVISTA A SER SEGUIDO: Gostaria de o nosso querido Jô Soares tivesse a oportunidade de conhecer o MK Entrevista, quando passasse por Salvador, para ter ideia de quanto o seu programa é ruim. Vamos aos fatos:
Na entrevista com Anderson di Rizzi, por coincidência também na terça-feira (25) que foi o personagem sargento Xavier da novela “Morde e Assopra”, com tanto assunto a ser explorado, tipo: Como ele foi parar na Rede Globo, se resumiu a sua entrevista no tamanho do dedão do ator. Brincadeira de muito mau gosto. É pensar que seu público engole essa barbaridade. Eu protesto!

Faço o convite a pegar um avião e assistir a próxima entrevista de MK e aprender de fato como se faz uma entrevista sem cair na banalidade. Amigo “entrevistador” está na hora de saber como fidelizar um público sem precisar fazer um humor sem graça ou quando nada desnecessário. Venha e saberás.

Novamente dou os parabéns a Mário Kertész por emplacar este mais novo sucesso. E como participante da sua fiel plateia nas suas entrevistas imperdíveis (pois só perdi a primeira porque já tinha encerrado as inscrições via internet), te digo que continue fazendo esse seu projeto que a cada dia se torna fundamental na vida intelectual e cultural de cada pessoa que lota (este último com 1.500 inscrições) o hotel Fiesta, onde se realiza o MK Entrevista.

UM PEDIDO: Quando for uma pessoa de peso como foi nosso querido frei Betto, achei um jeito (se vire nos 30) e aumente o tempo da entrevista. Muito embora, todos até o momento, necessitavam de um tempo maior. Em nome de todos que participam por gostar e identificar com o seu projeto, agradeço.


0 comentários: